SUV, acrónimo de ‘Sport Utility Vehicle’ (Veículo Desportivo Utilitário), é uma palavra que há muito se tornou tendência no mercado automóvel. Este formato domina hoje quase todos os segmentos de mercado. Os SUV e Crossovers - conceito de SUV mais ligeiro / compacto, esteticamente mais próximo dos automóveis ditos convencionais - já representam mais de metade das vendas na Europa, com uma quota de 51% do mercado.
Mas afinal, o que leva 1 em cada 2 europeus (e Portugal não é exceção) a escolher um SUV?
Apesar de o conceito ter nascido nos Estados Unidos, ainda durante a década de 1930, a verdade é que os SUV começaram a ganhar peso na Europa na década de 1990 e assumiram um protagonismo acrescido no novo milénio, quando modelos como o Nissan Qashqai, por exemplo, democratizaram por completo o conceito.
Na Consilcar conhecemos o mercado como ninguém e compilámos cinco argumentos que fazem de um SUV o automóvel ideal para milhões de condutores na Europa e não só:
1. Design. Um dos principais atributos dos SUV é o desenho. Com o (quase) desaparecimento dos chamados jipes ou veículos todo-o-terreno, os SUV acabaram por oferecer uma alternativa mais económica, mantendo o aspeto robusto e a maior altura ao solo, característica que permite uma acrescida liberdade de utilização e promove um certo espírito aventureiro que uma berlina ou carrinha convencional não conseguem oferecer. A maioria dos clientes não leva o seu moderno SUV para fora de estrada, mas só o facto de ser mais alto (com médias de altura ao solo entre os 180 e os 200 mm) e mais robusto, transmite uma sensação de versatilidade. Até em ambiente urbano isso é notório, já que podemos enfrentar os inevitáveis buracos e lombas com outra confiança.
2. Posição de condução e visibilidade. Uma posição de condução mais elevada, resultado da maior altura ao solo e do próprio formato da carroçaria, produz uma sensação de ‘domínio’ sobre a estrada, característica que para muitos utilizadores transmite segurança e uma maior confiança. A visibilidade também acaba por ser beneficiada, não só pela já referida altura ao solo, mas também pela superfície vidrada que, num SUV, costuma ser maior e de formato mais retilíneo.
3. Acessibilidade. A acrescida altura ao solo, o formato da carroçaria e a posição de condução, tradicionalmente, mais alta, também potenciam um outro atributo: a acessibilidade a bordo. Colocar uma cadeira de criança é sempre mais fácil quando não temos de nos baixar tanto para aceder aos bancos traseiros (ou dianteiro). Qualquer utilizador, sobretudo de idade mais avançada, terá sempre maior facilidade em entrar ou sair de um automóvel que tenha o banco mais ao seu nível de altura.
4. Espaço. O maior espaço a bordo, especialmente em altura, e a capacidade da bagageira também costumam ser argumentos potenciados pelo formato da carroçaria SUV. Tal como no habitáculo, o acesso à bagageira também é facilitado porque a abertura tende a ser mais larga e não tão constrangida pelo desenho da traseira. O facto de a maioria dos SUV ter uma quinta porta traseira de grandes dimensões, também permite acomodar mais facilmente objetos maiores.
5. Diversidade de opções. Há quase um SUV para cada gosto ou necessidade. Compactos ou de luxo. Com tração dianteira ou integral. Com cinco ou sete lugares. Gasolina, Diesel, híbrido e, em cada vez maior número, elétrico... O universo dos SUV é muito amplo e variado. O papel de familiar por excelência acabou por ser ocupado pelos SUV, com vários exemplos de propostas de sete lugares. Se procura um SUV, consulte a extensa gama da Consilcar.
Comments