Com o avanço da tecnologia é indiscutível que os automóveis com caixas de velocidades automáticas estão a conquistar um lugar de destaque nas opções dos condutores e nas nossas estradas. Conheça a nossa ampla gama de automóveis automáticos, de diferentes tipos e segmentos, e descubra 5 vantagens desta tecnologia cada vez mais popular.
1» Conforto
Uma das principais vantagens de uma transmissão automática é o conforto que proporciona. A suavidade das trocas de relações e a ausência da necessidade de operar uma embraiagem, transformam por completo a facilidade de condução, especialmente em trajetos urbanos ou com maior tráfego. Isto reduz a fadiga do condutor e torna cada deslocação muito mais descontraída. Por exemplo, num monovolume familiar, como o espaçoso e versátil SEAT Alhambra 2.0 TDI, a reputada caixa DSG de seis relações é fundamental para o conforto de quem vai ao volante. Naquelas viagens de férias, com até sete passageiros ou múltiplas bagagens a bordo, pode tirar partido do sistema de controlo da velocidade de cruzeiro (cruise control) e da caixa automática para se preocupar apenas em manter os olhos na estrada. Vai notar a diferença, durante e após a viagem.
2» Desempenho
As transmissões automáticas ou automatizadas oferecem um desempenho superior. Com uma tecnologia cada vez mais sofisticada, os atuais sistemas otimizam as mudanças de relações de forma rápida e precisa, assegurando uma melhor resposta do acelerador. Além disso, muitas caixas automáticas modernas estão associadas a diferentes modos de condução, permitindo personalizar a sua experiência de condução. O Mercedes-Benz A 180 d Limousine é um bom exemplo disso. Graças à evoluída caixa 7G-DCT de 7 velocidade e aos quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), consegue consumos médios de apenas 4,1 l/100 km e uma agradável experiência de condução.
3» Consumos
Com avançados sistemas de gestão eletrónica, as modernas caixas automáticas apresentam, em muitos casos, consumos mais baixos do que as congéneres manuais. A maioria das caixas automáticas já têm um número de relações superior ao das transmissões manuais, o que aumenta a eficiência e reduz os consumos: por exemplo, em autoestrada as caixas reduzem o regime do motor a velocidades mais elevadas, reduzindo o consumo de combustível. Num automóvel como o Peugeot 3008 1.2 PureTech, a presença de uma sofisticada caixa automática de seis (EAT6) ou até de oito relações (EAT8 na versão Híbrida Plug-in) reduz os consumos para valores impensáveis até há poucos anos num SUV, como os recordistas 1,3 l/100 km no caso da versão Híbrida Plug-in.
4» Mobilidade mais sustentável
Com a evolução dos hábitos de condução e as crescentes preocupações ambientais, os automóveis com transmissão automática estão na vanguarda da inovação tecnológica e na integração com os atuais sistemas de assistência ao condutor. A redução dos consumos de combustível e das emissões de CO2 são efeitos relevantes para uma mobilidade mais sustentável, sendo particularmente visíveis nos automóveis híbridos e 100 por cento elétricos.
5» Segurança
Ao não precisar de operar um seletor de caixa (e uma embraiagem), consegue manter sempre as duas mãos no volante e maximizar a atenção à estrada. Isto acresce os níveis de segurança até em automóveis mais compactos e acessíveis. Um bom exemplo é o icónico Fiat 500, que pertence a um segmento que também já começa a ser permeado pela utilização de caixas automáticas – algo que durante décadas esteve reservado a segmentos superiores –, favorecendo o conforto e a segurança de utilização.
Fale com os nossos especialistas e descubra o carro com caixa automática que vai facilitar a sua vida!
Comments